Expansão Vivo

Mesmo com o desaquecimento da economia a Vivo apresenta um crescimento de 6,6% no serviço de banda larga e 1,7% no segmento de telefonia móvel.

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Vivo cresce em fibra e pós-pago e segue na liderança do setor

15/5/20 3:10

Expansão Vivo

Vivo cresce em fibra e pós-pago e segue na liderança do setor

O cenário de retração econômica, decorrente das iniciativas necessárias de isolamento social para conter o avanço da pandemia da Covid-19, impactou parcialmente a evolução dos resultados financeiros da Telefônica Brasil (Vivo) no primeiro trimestre do ano. No entanto, a empresa encerra o período com expressivo crescimento dos serviços em fibra – seja para banda larga ou TV – e no pós-pago móvel, garantindo à Vivo a liderança de mercado em ambos os segmentos.


“Mesmo em um cenário de desaquecimento da economia devido à pandemia da Covid-19, crescemos em segmentos de alto potencial, com eficiência em custos através da maior digitalização da nossa relação com o cliente e da automação dos nossos processos. Adicionalmente, com uma gestão financeira disciplinada evoluímos fortemente o Fluxo de Caixa Livre”, pontua o vice-presidente de Finanças da Vivo, David Melcon.


Vivo Banda Larga


A Vivo cresceu 6,6% em sua receita de banda larga, influenciada principalmente pelos ganhos em fibra, que aumentaram 43,3% em relação ao primeiro trimestre de 2019, representando 42,4% na receita total de banda larga. O volume de acessos por fibra também manteve a trajetória positiva e encerrou o trimestre com alta de 30,4%, com cerca de 175 mil novas adições, somando 2,7 milhões de clientes. No negócio móvel, os acessos evoluíram 1,7%, com market share de 33% registrado em março deste ano. O pós-pago segue se destacando e teve crescimento de 6,6% em acessos, representando 58,5% do total dos acessos móveis do segmento, com market share de 39%.

Cobertura Vivo


“Apresentamos um resultado consistente, combinando ganho de eficiência com expressivo investimento nas melhores tecnologias de conexão digital, fundamentais para que nossos clientes trabalhem, estudem, se entretenham e interajam com a família e os amigos a partir de suas casas. A situação atual reforça a essencialidade de nossos serviços para a vida das pessoas. Apesar do cenário de incertezas e dos desafios adiante, seguiremos investindo no Brasil, garantindo uma infraestrutura com mais cobertura 4.5G e fibra, contribuindo para que todos os nossos clientes possam desempenhar suas funções e realizar atividades de qualquer lugar”, afirma Christian Gebara, presidente da Vivo. A empresa reforçou a capacidade de transmissão de dados de sua rede fixa e móvel desde o início do isolamento social e está preparada para atender à potencial demanda adicional por conexão. “Hoje temos capacidade para dobrar o número de clientes de fibra”, diz Gebara.

Vivo Fibra em Expansão

Os investimentos da Vivo, ao longo do primeiro trimestre, somaram R$ 1,6 bilhão, cerca de 15% da receita operacional líquida, com foco na expansão da rede de fibra, que, no trimestre, chegou a mais 22 cidades – atingindo 186 municípios –, e na expansão da cobertura 4.5G, presente hoje em 1,3 mil cidades. Vale destacar que a empresa tem um compromisso de longo prazo com o Brasil. Entre 1998 e 2017, a Vivo investiu cerca de R$ 400 bilhões (corrigidos) para construir uma das mais avançadas infraestruturas de telecomunicações do mundo. No ano passado, a empresa registrou investimento histórico de quase R$ 9 bilhões. Em 2020, seguirá com os aportes na expansão de fibra e na cobertura e capacidade móvel em 4.5G.

Assinatura online Vivo

Durante este período de isolamento social, a Vivo segue incentivando as vendas por meio de seu e-commerce, que é constantemente aprimorado para se tornar o principal canal de distribuição da empresa nos próximos anos. Ao longo do primeiro trimestre, as vendas online para serviços em fibra representaram 24% do total desse segmento e 17% para as vendas de serviços móveis.

Meu Vivo

Esse processo de digitalização dos hábitos dos clientes também é refletido na performance das plataformas de e-care. O Meu Vivo se tornou a principal plataforma de atendimento, com mais de 70 milhões de acessos por mês e 16 milhões de usuários únicos. A Aura – a inteligência artificial da empresa – está evoluindo para ser o canal mais avançado e relevante de interação com os clientes, respondendo de forma personalizada sobre serviços, consumo de dados, conta, recarga e outras dúvidas com mais de 90% de precisão.

Vivo TV

No segmento de TV por assinatura, a receita registrou redução de 10% no trimestre devido à estratégia mais seletiva para o serviço, com o encerramento das vendas do serviço de TV via satélite (DTH) e com foco total na tecnologia IPTV, cuja receita cresceu 29,3% passando a contribuir com 61% de toda a receita de TV. Nessa esteira, o IPTV também segue com aumento consistente em acessos, com alta de 22%, quando comparado ao primeiro trimestre do ano passado.

Vivo Pós-pago

No segmento móvel, foco no pós-pago

No móvel, o total de acessos foi de 74,7 milhões, um crescimento de 1,7% frente ao mesmo período do ano anterior, com market share de 33%. No pós-pago, a Vivo segue crescendo de maneira consistente, com 43,7 milhões de acessos, o que representa um aumento de 6,6% em relação ao primeiro trimestre de 2019. Foram 551 mil adições líquidas de janeiro a março, neste segmento.

Vivo 4G

A Vivo segue líder em terminais 4G, com 32% do mercado brasileiro, legitimando a estratégia da Vivo centrada em dados e serviços digitais.

Vivo no Combate ao Coronavírus

Desde o início da pandemia, a Vivo atua de forma consistente para ajudar a população. A empresa adotou todas as recomendações apresentadas pelo Ministério da Saúde e instruiu os 33 mil funcionários diretos no Brasil a seguirem as práticas sugeridas. Boa parte da empresa (cerca de 20 mil pessoas) está em home office, inclusive a operação de call center. O serviço de Pronto Atendimento Virtual-Telemedicina foi disponibilizado para os funcionários e seus dependentes no plano de saúde.

Vivo apoia o movimento “Não Demita”

A Vivo aderiu ao movimento "Não Demita" que enfatiza a importância de preservar empregos neste momento desafiador para todos. E para apoiar os brasileiros que precisam atuar de casa, ter acesso à internet para estudar ou ter entretenimento via celular ou TV, a Vivo preparou uma série de ações, como bônus de internet nos planos de celular e acesso a aplicativos grátis. Além disso, o Vivo Play tem mais de 100 canais abertos, de acordo com cada programadora. Para os clientes corporativos, a Vivo Empresas não descontará da franquia de dados o uso das ferramentas de colaboração, como Teams, da Microsoft, e Webex, da Cisco.

Vivo Fatura

Os clientes inadimplentes também contam com a Vivo neste momento sensível. Eles podem parcelar a conta em até dez vezes sem juros, sem multas, e têm bônus de 15 dias extras para utilização de qualquer serviço contratado, caso ainda não estejam em período de bloqueio total.

Big Data no combate ao Covid-19

Utilizando Big Data, junto com outras operadoras, a Vivo está apoiando governos estaduais e municipais no combate ao Covid-19, oferecendo mapas de calor de mobilidade com base em dados agregados e respeitando as políticas e leis de privacidades de dados.

Vivo Cursos Online

Por meio da Fundação Telefônica Vivo, foi intensificado o acesso a conteúdos digitais para a formação continuada de educadores e alunos, com cursos gratuitos durante o período de fechamento das escolas públicas no país. As plataformas online disponibilizam conteúdo para professores, pais e alunos complementarem a rotina de estudos em casa. A Fundação apoia ainda o programa de segurança alimentar conduzido pela ONG Comunitas, iniciando com 20 mil alunos das escolas públicas de Minas Gerais, cujas famílias não estão cobertas pelo programa Bolsa Família.



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